Multiplicando por 6,7 bilhões

A população da Terra hoje é de aproximadamente 6.700.000.000 de pessoas, e aumenta (já descontando as mortes) em uma taxa de 3 pessoas por segundo.

Esta gigantesca população acarreta em uma diversidade de problemas. Tudo o que fazemos no cotidiano deve ser multiplicado por 6,7 bilhões. Se desejamos comer mais um ovo no almoço devemos pensar que nossa demanda tem que ser multiplicada por 6,7 bilhões. Bilhões de ovos que devem ser produzidos de alguma forma. E agora? Quer passar mais 10 minutos no banho quente? Mais 3 sacolas plásticas naquela compra no supermercado? Mais uma garrafa de água mineral? Multiplique por 6,7 bilhões! E não é só isso, a cada segundo que passa essa nossa multiplicação deve ser aumentada em 3 unidades.

Algo que tenho visto pouco em campanhas pela preservação do meio ambiente é a preocupação com a população mundial que cresce todo segundo, sem parar. Já temos um problema com a população atual, e será que existe alguma solução prática e rápida para um problema que cresce em tal taxa?

Não consigo entender qual é o motivo para a pouca preocupação com o crescimento populacional. Será que devo abdicar de meu direito de consumir diariamente ovos para dar direito aos outros terem quantos filhos desejarem?

O Dr. Albert A. Bartlett possui uma interessante série de vídeos no YouTube que aborda o problema que pode surgir quando algo cresce indefinidamente. É alarmante… e deve ser.

Veja também alguns números em
http://www.worldometers.info/

(os números são baseados em estatísticas)

2 comentários

  1. Pingback: Novidades no Glúon/blog « out 28, 2008
  2. Augusto nov 30, 2008
  3. Joao Toledo out 23, 2009

Escreva um comentário