Acetofenona (hmm)

Não se tem muito o que dizer sobre a química da acetofenona – é útil (e muito comum) como precursos sintético. É um dos poucos reagentes que não é um solvente e mesmo assim existe em litros em um laboratório. Uma das principais razões para isso é que o seu odor é muito agradável.
molecula da acetofenona
Previsivelmente, essa substância é muito utilizada em perfumaria. Como muitas outras substâncias singulares, o seu odor é muito difícil de se definir (é como definir o odor de café, quando você acha que captou a idéia, fica ainda mais difícil definir). O odor poderia ser definido como flores de laranja com um pequeno toque artificial de cereja/amêndoas.

A acetofenona é também usada no experimento de Luca Turin – uma teoria controversa de olfatação que diz que os modos de vibração (conseguidos em um espectro de absorção de infravermelho) teriam como prever a intensidade de odor. (A teoria principal informa que o responsável por isso é a estrutura da molécula). Turin e outros insistem que uma molécula de acetofenona deuterada (hidrogênios trocados por deutério) teria um odor diferente. Veja exemplos aqui e aqui.

http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2007/01/acetophenone_yum.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Escreva um comentário