Níquel carbonil (metal sufocante)

O níquel tetracarbonil, como muitos ´metais carbonil´, é um patinho feio. Muitos complexos de metal e monóxido de carbono não agem como um metal, e o Ni(CO)4 não é uma exceção. O níquel carbonil é um líquido, mais não um comum – ele entra em ebulição em 43 oC, ou um pouco acima da temperatura corporal.
O composto faz parte de várias reações, e simplesmente passando CO sobre níquel não puro é um método viável de purificação de níquel de uma mistura (terá como resultado um líquido ou um gás, dependendo da temperatura).
molecula do niquel carbonil

Infelizmente, a molécula libera CO rapidamente e pode afetar tanto a hemoglobina como citocromos. As chance são de que se você trabalha com o níquel tetracarbonil, o faz com quantidade muito maiores do que as quantidades enzimas essenciais que tem no organismo. Com frequencia isso resulta em problemas.

http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2007/01/nickel_carbonyl_liquid_suffoca.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

One Response

  1. Neiva nov 1, 2011

Escreva um comentário