Mecloretamina (quimioterapia dos velhos tempos)

O tratamento do câncer por quimioterapia não é dos processos mais seletivos. Como células cancerígenas tem uma velocidade de divisão mais rápida do que células sadias é possível impor um meio de seletividade. Todos agentes quimioterápicos são tóxicos em um aspecto ou outro, mas ainda assim é um tratamento que resulta em melhora do paciente. Mecloretamina é um ´agente aniquilante´, o que significa uma reação sistemática, formando aductos covalentes com qualquer espécies nucleofílicas que encontrar. Frequentemente, isso significa também o DNA, resultando em diminuição da divisão celular (para todas células). Se isso soar como algo drástico, você já tem uma noção do problema com algumas terapias para o câncer.
Medicamentos a base de cisplatina trabalham com um mecanismo semelhante (e tem um uso mais comum e atual – e vários artigos relatam o uso do medicamento pelo ciclista Lance Armstrong).
molécula mecloretamina

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

One Response

  1. Atila jan 7, 2008

Escreva um comentário