Ácido para-toluenosulfônico (ácido orgânico)

Existem vários ácidos “fortes” que são em essência completamente dissociados na água – ácido clorídrico e sulfúrico são dois exemplos. Infelizmente, são frequentemente voláteis (como o HCl), insolúveis, ou não se adaptam bem em solventes orgânicos. Os ácidos sulfônicos (orgânicos) são fortes – o grupo funcional é essencialmente ácido sulfúrico com uma das valências ocupada por um grupo funcional com carbono em vez de um -OH. O ácido para-toluenosulfônico, ou ácido tosílico é o de uso mais comum em laboratórios. Mais forte que ácidos carboxílicos (e outros ácidos orgânicos), o tosílico é muito usado como um catalisador ácido em sistemas não-aquosos.

O cloreto de tosila, este ácido clorado (onde o -OH é trocado por um -Cl) é muito usado para criar ‘tosilatos’, ou ésteres do ácido tosílico, a partir de álcoois. Estes tornam os álcoois mais reativos à substituição. O cloreto de tosila tem um odor que é uma mistura de pipoca com manteiga, fenol e borracha, nesta ordem.
acido para tolueno sulfonico
http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/12/ptoluenesulfonic_acid_greasy_s.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

One Response

  1. Míriam mar 9, 2010

Escreva um comentário