Home Química MdD

Tampão Tris (aos baldes)

2

Tris é um dos tampões mais comuns em química e uma unanimidade na biologia molecular. A idéia por trás de de um tampão é que você tenha um composto que tome um próton (hidrogênio) em um certo pH, usualmente próximo da neutralidade, tendo metade das moléculas com o próton e metade sem, e você terá uma solução que se manterá fixa em um pH. O tampão Tris funciona em uma faixa acima de pH 8, o que é um tanto básico, mas não de todo ruim. É bastante transparente à luz UV, é solúvel em água e barato. Esta última característica, talvez seja a melhor; normalmente são adquiridas grandes quantidades do produto.
Por razões, que são em parte históricas, o Tris é comum em eletroforese de DNA em gel. No entanto algumas empresas oferecem alternativas. Os dois tampões mais comuns em eletroforese são o TAE ( tris-acetato-EDTA) e TBE (tris-borato-EDTA); alternativas existem no uso de somente borato, mas este nem sempre é eficiente.
tris tampao molecula

http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/12/tris_one_of_the_few_chemicals.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.




2 Comentários

  1. olá estou começando minha iniciação cientifica, faço biologia e estou estagiando em um laboratorio de biologia molecular.. que foi recentemente montado. Fizemos nossa primeira extração de DNA e utilizamos um Kit, com um protocolo um pouco demorado, com muitos detalhes e no kit a solução que se usa eh a de lysis que utiliza Buffer, proteinase k e betamercaptoetanol. Queria saber se eh o mesmo composto ou eh diferente essa solução de tris.. como vc disse que eh barato, pro nosso laboratorio que está começando agora seria mais viavel.
    Aguardo respostas

Escreva um comentário: