Turbinas voadoras

esquema do funcionamento da turbina
Ok, o título ficou estranho, mas as idéias também não são das mais banais. Uma concepção de um gerador de energia eólico suspenso pelo próprio vento, como uma pipa (pandorga, papagaio).

A companhia americana Sky WindPower ( http://www.skywindpower.com ) alega que é possível aproveitar a energia presente nos ventos das correntes de jato em uma altitude de 4 a 9 km, com um custo de 2 centavos de dólar por kilowatt.

O projeto inclui as idéias sustentação das turbinas com energia fornecida pelo solo até atingirem uma altitude em que os ventos são suficientes para manter, controle ativo de posição das turbinas para maximizar eficiência e vastas áreas com diversas turbinas (flying farms).

A eletricidade gerada poderia ser transmitida para o solo pelo próprio cabo de sustentação. Alguém poderia alegar que o invento iria interferir em rotas de aviões, mas a empresa afirma que nos EUA já existem áreas restritas ao vôo por causa de balões com ancoramento equipados com radar para rastreamento, e que áreas semelhantes poderiam ser utilizadas pelo sistema eólico suspenso.

Vídeo com demonstração.

Já a empresa canadense Magenn ( http://www.magenn.com/ ) apresenta um invento semelhante. Neste o aparato é suspenso por um balão de hélio.

Adicional: correntes de jato (jet streams) são ventos presentes em altitudes elevadas, são constantes e fortes. Recebem esse nome pois são muito utilizados por aviões como rota para poupar combustível.

Via Inhabitat

2 comentários

  1. Viriato Correia jul 19, 2008
  2. marcos rogerio alexandre nov 5, 2010

Escreva um comentário