Sangue verde



Cirurgiões canadenses levaram um susto ao operar um paciente e perceber que ele possuia um sangue de cor verde escura – como a casca de um abacate – descreveu um dos médicos.
Neste caso, a estranha cor do sangue do paciente de 42 anos era (provavelmente) devido à medicação que ele ingeria para tratar enxaqueca.
O medicamento é a base de sumatriptan, e quando ingerido em altas doses – 200 miligramas por dia – pode causar uma rara condição que é conhecida como sulfaemoglobinemia, que é quando enxofre é incorporado pela hemoglobina. Esta não é uma mudança desejável, pois dificulta o transporte de oxigênio.
A cirurgia foi um sucesso e a cor do sangue do paciente retornou ao normal após cessar o uso do medicamento.
molecula enxaqueca
Sumatriptan – ‘1-[3- (2-dimetilaminoetil)- 1H-indol-5-il]- N-metil-metanosulfonamida

O caso foi publicado na revista médica The Lancet.
Dark green blood in the operating theatre
Flexman AM, Del Vicario G, Schwarz SK
The Lancet – Vol. 369, Issue 9577, 09 June 2007, Page 1972

http://news.bbc.co.uk/1/hi/health/6733203.stm



17 comentários

  1. Marisa Gomes jun 16, 2007
  2. Danielle jul 14, 2007
  3. Marianinha jul 26, 2007
  4. rthrth-666- out 5, 2007
  5. Mirkon Salvattori nov 12, 2007
  6. Carla jul 1, 2008
  7. Juliana jul 24, 2008
  8. Camila out 20, 2008
  9. iraci soares abr 19, 2009
  10. lucas jun 5, 2009
  11. Gaah dez 12, 2009
  12. Larissa dez 12, 2009
  13. Tainá Cramme dez 12, 2009
  14. thel monaju fev 2, 2010
  15. caroline correia ago 29, 2010
  16. Maria Júlia mar 24, 2011
  17. Iraci ago 7, 2012

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *