Combatendo o copiar/colar

circulo com um CC dentro
Já li e ouvi professores reclamando sobre o problema de trabalhos escolares feitos na base do copiar/colar. Alunos simplesmente visitam algum site, normalmente a Wikipedia, e copiam boa parte ou todo conteúdo para realizar um trabalho.

Como inibir este tipo de comportamento?

Temos duas saídas:

1) o professor propor um trabalho que não seja a simples coleta de material sobre um assunto, mas que exija do aluno uma reflexão e interação com as idéias. Sei que isto pode não ser possível em algumas áreas do conhecimento. Nas ciências exatas não existe muito espaço para mudanças do texto por parte do aluno.

2) o segundo método, mais simples e prático, é o professor monitorar a cópia e avisar os alunos que pode agir dessa forma. A monitoração é simples. Para isto basta usar o Google e procurar por termos específicos que estão dentro do texto do trabalho entregue pelo aluno. Para facilitar esta tarefa o professor deve inserir uma pequena frase do trabalho no Google, usando aspas ” ” para tornar a procura restrita à frase. Vamos a um exemplo, o professor encontra a seguinte parte de texto dentro do trabalho – influência da composição da atmosfera nos experimentos – e quer verificar se é uma cópia ou criação do aluno.
Basta escrever no campo de procura do Google a exata sequência (com aspas) “influência da composição da atmosfera nos experimentos”.

Pronto! O Google responde como resultado um texto da Wikipedia (de onde copiei a frase). Neste momento o professor pode verificar rapidamente outras partes deste texto e garantir se não é uma coincidência.
Alerto que provavelmente depois de alguns dias este texto, neste blog, também vai aparecer nos resultados da busca. E talvez demais cópias que alguém faça deste.

Para professores que querem ir mais longe, já existem softwares específicos de comparação de texto. Mas isto já é um passo mais desenvolvido e elaborado nesta corrida armamentista do plágio.

Também fica claro que muitos alunos ao lerem estas dicas, comecem a elaborar técnicas para burlar o rastreamento. Neste ponto temos a interessante tarefa do professor permanecer atento e se adaptar a qualquer novidade adotada pelos trapaceiros.

Para monitorar a cópia de material de um site específico é possível utilizar o serviço CopyScape
http://www.copyscape.com/

Neste blog procuro não copiar material de terceiros e deixo a referência do site no qual baseio meus textos, traduções ou adaptações.

Um ditado popular: “Copiar um autor é plágio, copiar muitos autores é pesquisa”. 🙂

7 comentários

  1. Norberto Kawakami abr 2, 2007
  2. Marcilene Amaral abr 2, 2007
  3. Jenny Horta abr 3, 2007
  4. Cléo abr 4, 2007
  5. geraldo romildo abr 13, 2007
  6. ChristalL jun 19, 2007
  7. ChristalL jun 19, 2007

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