Iodofórmio (teste e gaze estelizada)

Iodofórmio, como o nome sugere, é um análogo (com iodo) do clorofórmio.
iodoformio molecula

Iodofórmio, como a Wikipedia menciona, não é o melhor antiséptico existente, mas é errado dizer que não é mais empregado, pois gaze impregnada de iodofórmio ainda é encontrada em hospitais.

Outra notável aplicação do iodofórmio, também antiga, é na reação de iodofórmio. Este é um dos numerosos testes úmidos que foram uma vez utilizados para caracterizar compostos. Antes das técnicas espectroscópicas tornarem-se robustas como são atualmente, estes testes tinham seu lugar em um laboratório. Fazendo este teste ( e medindo a temperatura de ebulição e fusão do composto) você consegue (é o que se espera) identificar o que tem em mãos. Atualmente, só dois grupos tem conhecimento dessas técnicas, os pesquisadores das antigas e estudantes que fazem uma disciplina de química orgânica, com desafios de identificação de compostos.

Na prática, o ensino destes testes úmidos foi deixado de lado para dar lugar à técnicas mais úteis – normalmente o RMN. No entanto nem todos os laboratórios desistiram de usar os antigos procedimentos.

http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/10/iodoform_wet_tests_and_sterile.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

3 comentários

  1. Dr Ricardo jun 21, 2007
  2. Andréia mar 12, 2008
  3. Cleber jul 6, 2009

Escreva um comentário