Acetato de isoamila (abelhas nervosas)

Acetato de isoamila é um belo éster com odor de frutas – como muitos ésteres de baixo peso molecular. Por este motivo é utilizado na indústria de essencias e fragâncias. Mas você não encontrará este em um perfume, por duas razões. A primeira é que ésteres não são adequados para perfumaria em geral pois tendem a se hidrolizar em seus dois constituíntes primários, que são um álcool e um ácido (neste caso álcool isoamílico e ácido acético). O álcool isoamílico tem odor de solvente; não muito agradável. O ácido acético resultará em um odor de vinagre. Por estas razões os ésteres têm aplicação em situações nas quais não hidrolizam.

A segunda e mais interessante razão é que moléculas pequenas podem ter funções bem diferentes na natureza dependendo da perspectiva. No caso dos humanos, o acetato de isoamila tem odor agradável, mas para as abelhas é um dos feromônios liberados durante as ferroadas, o que pode causar um frenesi de ataques.
molecula acetato de isoamila
http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/10/isoamyl_acetate_smell_great_an.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

7 comentários

  1. ana jun 3, 2009
  2. Nike ago 25, 2009
  3. Luisa nov 4, 2009
  4. Raphaely UFPE- Ciências farmacêuticas nov 24, 2009
  5. Eduardo ago 6, 2019
  6. William nov 21, 2019

Escreva um comentário