Acetato de isoamila (abelhas nervosas)

Publicado em 24 Feb 2007 às11:40 am. Nenhum comentario.
Categoria - MdD.


Acetato de isoamila é um belo éster com odor de frutas - como muitos ésteres de baixo peso molecular. Por este motivo é utilizado na indústria de essencias e fragâncias. Mas você não encontrará este em um perfume, por duas razões. A primeira é que ésteres não são adequados para perfumaria em geral pois tendem a se hidrolizar em seus dois constituíntes primários, que são um álcool e um ácido (neste caso álcool isoamílico e ácido acético). O álcool isoamílico tem odor de solvente; não muito agradável. O ácido acético resultará em um odor de vinagre. Por estas razões os ésteres têm aplicação em situações nas quais não hidrolizam.

A segunda e mais interessante razão é que moléculas pequenas podem ter funções bem diferentes na natureza dependendo da perspectiva. No caso dos humanos, o acetato de isoamila tem odor agradável, mas para as abelhas é um dos feromônios liberados durante as ferroadas, o que pode causar um frenesi de ataques.
molecula acetato isoamila
http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/10/isoamyl_acetate_smell_great_an.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

___________________________________________________________
. .

Deixe um comentário



----------------------------------------------------------------------------
Pesquisa personalizada

Procura

Pesquisa personalizada
.
Eu indico! bocejo livro capa
80 perguntas (e respostas) que
tanto nos intrigam no cotidiano.
Receba as novidades deste Blog em seu mail!
E-mail:
 



Tem alguma dúvida? Entre no chat e pergunte!