Amônio quaternário ( reação entre fases )

Dia 7, com o texto sobre éteres de coroa, ficou demonstrado um modo de fazer uma reação com uma mistura de substratos polares e não polares. Estes éteres permitiram os íons a serem levados dentro de um solvente não polar. Outra metodologia é arregaçar as mangas e misturar óleo e água, então para deixar claro: reações podem ocorrer em duas fases. Diga-se, não muito bem.

Um modo de ajudar isto ocorrer é com catalizadores de transferência de fase, usualmente sais de amônio quaternário. Este sal tem quadro substituintes no nitrogênio (que normalmente leva 3) com uma carga positiva. Isto o faz interagir fortemente com água.

Se você planeja sabiamente os substituintes e tem longas cadeias de hidrocarbonetos, ou anéis aromáticos, ou coisas deste tipo, terá algo que interage bem com a água (por causa da carga) e com solventes não polares (por causa das cadeias de hidrocarboneto). Os amônios quaternários podem permitir que reatantes polares e não polares fiquem junto e convivam harmoniosamente.

molecula amonio quaternario

Onde este existe? Nas interfaces de misturas aquosas e não aquosas. Então é aqui que a coisa funciona, auxiliando a passagem entre duas fases.

Usar um catalizador de transferência de fase requer que as coisas acontecem na interface, por isso esse tipo de reação requer forte agitação.
http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/09/quaternary_ammonium_compoundsp.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

One Response

  1. joseph anderson nov 17, 2009

Escreva um comentário