Ferrofluído

Ferrufluídos são suspensões estáveis de partículas ferromagnéticas. Tipicamente, o líquido é algo orgânico e não-volátil, e as partículas são óxidos de ferro (tais como Fe2O3 ou Fe3O4).
Então qual é o interesse? Veja aqui. Magnetos quando movidos perto deste fluído podem criar padrões que são efeito direto das linhas de força.
ferrofluido
É algo difícil de se fazer: gerar colóides líquidos é complicado, mas fazê-los permanecer estáveis por um longo período é ainda mais difícil. Com o decorrer do tempo as partículas tendem a se depositar e agregar. Você pode comprar, mas são caros (30 dólares por apenas 100ml). E porque gastar dinheiro se você pode fazer algo que funciona mesmo que por pouco tempo?!

A parte mais complicada nos ferrofluídos é fazer um colóide (mais do que simples partículas magnéticas em um líquido, que logo precipitariam). Dois modos de se facilitar a obtenção é: a) usar pequenas partículas (em um certo ponto o movimento térmico bate a gravidade) e b) combater quimicamente a agregação.

Para conseguir partículas pequenas, você pode fazer crescer partículas rapidamente, fazendo-as precipitar antes que atinjam um tamanho muito grande, ou usar toner de impressora laser, que aparentemente contém uma boa quantidade de magnetita (você tem outra idéia?).

Para conseguir a segunda parte, você pode usar surfactantes. Como explicado nesta demo do Journal of Chemical Education, detergentes podem formar “miscelas reversas”, com a parte polar para dentro e a parte apolar para fora. Isto ocorre em solventes orgânicos (onde a parte não polar interagem mais fortemente com o solvente do que a parte polar; em água, o oposto ocorre). Aparentemente, uma camada de detergente envolve o óxido metálico, permitindo que este interaja mais facilmente com o solvente orgânico (e providenciando uma monocamada que previne a agregação das superficies das partículas de óxido).
miscela reversa

Ao tentar fazer um ferrofluído você deve ter informações sobre a presença de partículas ferromagnéticas no toner que está tentando utilizar. Nem sempre o resultado é tão eficiente quanto ao mostrado em muitas fotos. Se tentar, deixe comentários neste blog.
http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2006/09/ferrofluids.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

2 comentários

  1. bruna maio 21, 2009

Escreva um comentário