Neurocientista quase milionário

dinheiro nota dolar
Ogi Ogas, um doutorando em Sistemas cognitivos e neurais, pela Boston University; decidiu testar na prática os seus conhecimentos sobre memória, aprendizado e tomada de decisões. Para isto ele escolheu o popular programa ‘Who Wants to Be A Millionaire?’, no Brasil conhecido como ‘Show do Milhão’.
Uma das técnicas utilizadas por ele é conhecida como ‘priming’, que consiste em ativar memórias com o uso de conexões e relações de idéias. Se tentamos lembrar algo, o cérebro tenta sempre preencher o assunto com mais informações. Por exemplo, se lembramos de uma música, logo em seguida alguma outra memória é ativada.
Como o programa apresenta 4 opções de resposta, a correlação de idéias pode ser facilmente focada.
Ogas enfrentou com sucesso várias perguntas difíceis, sempre correlacionando fatos em sua mente; mas fracassou na última etapa, não conseguindo chegar ao valor de 1 milhão de dólares. Ficou ‘apenas’ com 500 mil.
Durante o processo ele afirma que chegou a ser tomado pelo pavor de fracassar, e neste ponto sua amigdala (estrutura cerebral) veio jogar contra, pois o pânico impedia o raciocínio claro e preciso.
Uma pena ele não ter arriscado. A resposta que ressoava em sua mente, era mesmo a correta, mas ele desistiu.
http://www.seedmagazine.com/news/2006/11/who_wants_to_be_a_cognitive_ne.php

4 comentários

  1. 123 dez 25, 2006
  2. jorge bogoni abr 17, 2007
  3. Edison Vergaças Ferreira jan 30, 2009
  4. FRANCISCOF.X maio 12, 2009

Escreva um comentário