Estaremos sozinhos no Universo?
26 Jul 2006 às 7:57 pm.
4 Comentários.
Em - Exobiologia.

(…)
Em função, contudo, do gigantesco tamanho do Universo conhecido, e da sua idade provável, 13,4 bilhões de anos (de acordo com os cálculos mais recentes com base no modelo do Big Bang), é quase certo que a Biogênese tenha ocorrido várias vezes no passado.
(…)
Com a inexistência de dados confiáveis é prematura qualquer tentativa de se fazer previsões quantitativas, mas um palpite razoável é que outros sistemas planetários habitados por seres vivos devem situar-se muito longe, mesmo em perspectiva astronômica, aqui da Terra.
Leia mais
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=39429
Lárimer Daniel em 9 Aug 2006 às8:45 am: 1
Podemos até não estar de fato sós, podem até haver formas de vida complexa e inteligente fora da Terra, mas, para todos os efeitos práticos, qualquer contato é impossível. Nosso planeta e civilização não durará tempo suficiente para que um contato se realize. Portanto, na prática, estamos sim, completamente sós, completamente ignorados e existindo apenas durante um breve suspiro do tempo cosmológico. Nenhuma resposta nos virá de outro lugar, seremos apenas aquilo que formos capazes de fazer da nossa civiização, a memos que se encontre uma forma de vencer as distâncias galáticas.
Wagner Gonçalves em 5 Feb 2007 às2:11 pm: 2
Concordo, plenamente. Na prática, estamos absolutamente sós no Universo; quando muito, quem acredita em vida espiritual ou vida após a morte, se consola com isto, mas para quem não crê, é angustiante saber que, além da tênue vida que existe no planeta Terra, nada será contactado dentro dos próximos milhões de anos. Nem mesmo chegaremos a receber qualquer sinal inteligente,até mesmo se alguma civilização mais avançada já tiver enviado alguma mensagem, pois, muito antes disto, nossa civilização já terá desaparecido.
Marina em 11 Apr 2008 às9:56 am: 3
nossa gente… temos que ter esperanças de que viveremos mais, mesmo com nosso planeta e os seres humanos estarem indo pelo caminho errado!se cada um fizer algo que contribui para tornar o mundo um mundo melhor,aos poucos podemos conseguir evitar sua destruiçao! começem a colaborar! ^^ sobre o assunto de nao estarmos sozinhos, para mim é possivel que exista outras formas de vida! em um lugar tao grande como o universo nao é possivel que só exista nós!ainda nao descobrimos por causa da distancia das outras galaxias! mais acho que ainda descobriremos!
:*
Marcio Martins em 3 May 2011 às6:13 pm: 4
Somos preciosos apenas por sermos raros, porem nosso Habitat esta a mercê da violência do ambiente cósmico e se temos um sentimento de eternidade, ele em nada condis com o breve suspiro que o tempo cosmológico esta nos proporcionando. Para o cosmo somos fungos e nada mais e se quisermos ter o poder de sobrevivência dos micróbios e tentarmos sobreviver ao desfecho natural de todo sistema solar, teremos que, talvez, abandonar o corpo, afinal somos como peixe dentro d’agua, teremos de suportar viver no espaço, suportar o quase vácuo, conhecer novas dimensões, geneticamente alterar nosso processador e bancos de memórias, teremos que nos adaptarmos ao meio cósmico, sem necessitar de atmosfera, de temperatura adequada, de processar alimentos,teremos de nos tornarmos os deuses que tanto imaginamos existir